Garibaldi - AGELAIUS RUFICAPILLUS


História
Distribuição: Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul.
Características
Vive em bandos numerosos e são aves fortemente associadas
a água. Pode se tornar pragas agrícolas, especialmente em lavouras de arroz alagado. Também é conhecido como Do-ré-mi  e Pássaro-do-arroz.

Tamanho: 17,5 cm de comprimento.

Cores:
O macho apresenta plumagem negra, tendo a coroa, a garganta e o peito em vermelho fosco (pardo). Dependendo da iluminação e a distância, em que o pássaro se encontrar, as partes vermelhas não são visíveis e a ave parece totalmente negra, chegando a ser confundida com o Tié-preto, com o Pássaro-preto e com o Chopin.





A fêmea apresenta plumagem pardo-olivácea, com barriga e lado superior estriados de negro e pardacento-claro; sendo difícil de ser identificada, salvo, quando está próxima ao macho.

Canto:
Seu canto é agradável e melodioso. É um dos sons mais típicos dos brejos e banhados brasileiros; consiste em assobios que lembram o do Pássaro-preto, seguidos de um trinado muito intenso, característico da espécie.




Tempo de vida :
5 anos na natureza e 20 anos em cativeiro
Comportamento
Calmo e sociável
Confinamento
Gaiolas grandes e Viveiros Arborizados

Reprodução
Atinge maturidade sexual aos 12 meses; o acasalamento é feito
durante a primavera e o verão; a reprodução se desenvolve melhor em viveiros arborizados com água abundante (usa-se pequenas fontes com água corrente).

Identificação:
O macho é negro, com a coroa, a garganta e o peito em vermelho fosco. A fêmea é pardo-olivácea, com barriga e lado superior rajados em negro e pardacento-claro.



















Gaiolas & Ninhos:
Em cativeiro usa-se gaiola grande, confortável para o pássaro. Em liberdade, constrói o ninho em forma de tigela, entre as folhas de taboas. Em cativeiro, pode ser usado um Xaxim. Utiliza fibras de palmeiras, raiz de capim e folhas secas. Costuma molhar o material antes de adicioná-lo ao ninho.

Postura & Nascimento:
Efetua de 2 a 3 posturas por temporada; coloca de 2 a 3 ovos por postura; seus ovos são levemente azulados com pequenas manchas escuras; o período de incubação é de 14 dias, podendo os filhotes serem separados da mãe aos 40 dias de idade.

Alimentação: Papa para filhotes.

Filhotes: O macho imaturo apresenta plumagem preta, manchada de pardo.

Outras informações :
Água filtrada diáriamente; Osso Siba; Areia mineralizada; Banho de higiene e de sol.