Acauã - HERPETOTHERES CACHINNANS

Espécie muito conhecida e fácil de ser identificado o Acauã é uma ave da família Falconidae, presente em todo Brasil.  Um dos mais conhecidos falcões brasileiros, o Acauã é sem dúvida o mais barulhento. O Acauã, também é conhecido pelos nomes de acuã, gavião-cauã, gavião-couã, macaá, macaguã, maçaguã, macauã, nacauã, acanã e uacauã.

Algumas caracteristicas curiosas são os pés curtos e, com os dedos do pé, cobertos com as escalas pequenas, ásperas, sextavadas - uma adaptação para suportar as mordidas de serpentes venenosas.

As penas da coroa são estreitas, duras e pontudas, dando forma a uma crista que é ajustada por um colar. Este gênero tem alguns peculiaridades anatômicas e é colocado também em uma família própria.

No Acauã adulto, a cabeça é lustre, a máscara que varia pelo indivíduo e com a extensão do desgaste da pena.

Tamanho: 47 cm

Cores: Uma máscara preta, larga estende-se em torno da parte traseira da garganta como um colar branco. A coroa tem eixo-raias pretas conspícuas.

A parte traseira das asas e da cauda é marrom muito escuro; os abrigos da superior-cauda brancos ou amarelos; a cauda própria barrou estreita preto e branco, com pontas brancas.

A maioria das peças inferiores são pigmentadas, transformando-se em um quase marrom pálido sob a asa, incluindo a base das penas primárias.

O fim das penas primárias são barrados com cinza mais pálido. Algum manchar-se escuro em abrigos e sob a asa não é incomun.

Os olhos são marrom escuro. A conta é preta; os pés são cor de palha . No plumage imatura o pássaro é similar ao adulto, a não ser que aquele a parte traseira seja marrom escuro; as penas que estão sendo marginadas amplamente com marrom pálido.

As áreas claras do plumage são brancas, melhor que lustre. As cores das peças macias são mais pálidas do que no adulto.

Canto: O canto do Acauã simplismente é meio assustador, porem é muito bonito.