Páginas

Ararajuba - GUARUBA GUAROUBA

Você sabia? 
A ararajuba chegou a disputar com o sabiá o título de ave-símbolo do país. Perdeu por ter distribuição no território brasileiro mais restrita do que o sabiá, que existe em praticamente todas as regiões.

CARACTERISTICAS
A Ararajuba é uma das aves mais belas da família psittacidae.

Tamanho: aproximadamente 34 cm. 
Tem o porte de um papagaio, porém possui a cauda longa com penas de tamanho desigual e bico curvo, característico da família.

Guaruba deriva do Tupi grará = pássaroyuba = amarelo, sendo o verde encontrado somente na extremidade externa da asa.

Cores: Suas pernas são rosadas. 
Rêgimes verdes, raques das retizes brancas (adulto). Filhotes de penas amarelas com raque e marmoreações verdes, sendo suas retrizes inteiramente desta cor.












Tempo de Vida: Esta ave pode chegar a viver aproximadamente 30 anos na natureza e 10 em cativeiro.

COMPORTAMENTO
Possui comportamento distinto das outras espécies do gênero, como exemplo, o par silencioso, se segura pelo bico, um pousado enquanto o outro pendura-se por debaixo do galho e bate as asas. São muito sociáveis até durante a reprodução. Vive em bandos de 4 a 10 indivíduos. 
Emitem sons como: “gré-gré-gré”, prolongados e estridentes “cüo” na época nupcial.
Ao lado dos desmatamentos, a caça pelo homem, que a considera um dos mais cobiçados troféus do mercado ilegal de aves, tem sido responsável pelo desaparecimento de grande quantidade de exemplares. A Ararajuba é considerada a ave símbolo do nosso país, por possuir as cores principais da nossa bandeira e porque só ocorre em território brasileiro.

A espécie encontra-se na categoria de vulnerável na lista nacional de animais ameaçados de extinção. Uma das linhas de ação para conservar a espécie para o futuro está no manejo dos indivíduos mantidos em cativeiros autorizados pelo Ibama.
As medidas básicas para os viveiros e gaiolas variam para cada espécie. O comprimento é a medida mais importante para o alojamento de uma ave, devido a sua capacidade para o vôo. Ou seja as gaiolas devem ser mais largas do que altas. No caso da Ararajuba o aconselhável para o bem estar do animal são viveiros com aproximadamente 3,60m de comprimento, 1,20m de largura e 1,80m de altura.

No período de agosto a dezembro ocorre o processo de reprodução. Os pares de Ararajubas buscam ocos de árvores ou palmeiras para fazerem ninho. A fêmea bota cerca de 2 a 3 ovos que eclodem aproximadamente em 30 dias.