Gaturamo Miudinho - EUPHONIA CHLOROTICA


História 
Presente em quase todo o Brasil. Na Amazônia habita ao longo do Rio Amazonas, no Amapá e no sul do Pará. Encontrado também na Colômbia, Venezuela, Guiana, Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina.

Conhecido também como Fi-fi-verdadeiro, Vem-vem, Gaturamo-fifi.

Características
Vive na parte alta das árvores ou arbustos maiores, sempre em busca de frutos e insetos. No interior das florestas, movimenta-se no meio da folhagem das copas, não se aproximando do chão. Nas bordas, das florestas, raramente chega a poucos metros do solo.

Tamanho: 9,5 cm de comprimento

Peso: 8g.

Cores: Os machos possuem as costas azul-marinho, que brilha ao sol; a cabeça é negra; o papo é todo escuro; a testa é amarela até após a linha dos olhos; a barriga amarela; na cauda, as duas penas laterais possuem extensa área branca.
A fêmea, exceto pela silhueta, não possui as características de cores que mostram os machos. As partes superiores são pardo-esverdeadas; as partes inferiores cinza claro com leve lavado de amarelo nas laterais e base da cauda, que não apresenta as penas brancas; na fronte, um leve tom amarelado; o bico é cinza azulado.















Tempo de vida: em média 5 anos na natureza e de 15 a 20 em cativeiro

Canto: apresenta um canto fraco, assobiado, com duas versões, uma mais lenta, de duas notas (vi-vi) e, a outra mais rápida, de três notas (fim-fim-fim). Também imitam outras aves. Macho e fêmea chamam-se nas andanças pela mata. No período reprodutivo o macho, costuma cantar nas horas mais quentes do dia. E, nessas cantorias, usa um canto próprio, elaborado, às vezes mesclado com imitações.

Comportamento 
Pássaro calmo, sociável.
é territorialista na época de acasalamento.
Confinamento
Sua adaptação se da melhor em viveiros arborizados. É um
pássaro frágil, os cuidados devem ser redobrados quando em cativeiro.
Reprodução
E reproduzem, com mais facilidade, em viveiros arborizados..

Identificação: O macho possui as cores mais intensas.



Gaiolas & Ninhos: gaiolões (voadeiras), o ninho, confeccionado pelo macho e pela fêmea, é redondo, fechado e bem escondido; em cativeiro, se utiliza ma caixa de madeira e se oferece sisal, barba-de-velho, fibra de coco e raíz de capim., para que o casal o confeccione.

Postura & Nascimento: de 3 a 5 ovos que são incubados por um período de 15 dias. O casal alimenta os filhotes por regurgitação, sendo o macho, o primeiro a fazê-lo.

Outras informações:
Areia mineralizada; banhos de higiene e de sol.