Gaturamo Verdadeiro - EUPHONIA VIOLÁCEA


História 
Presente em quase todo o Brasil, da Amazônia (a leste dos Rios Negro e Madeira), em todo o Nordeste (exceto na região da caatinga), até o Rio Grande do Sul. Também encontrado nas matas das Guianas, Venezuela, Paraguai e Argentina. É conhecido como Tem-tem-de estrela, Gaturamo-itê, Guiratã, Guipara, Guiratã-de-coqueiro.
Características
Vive aos pares ou em pequenos grupos e, freqüentemente, junta-se a bandos mistos de aves. Além de ser muito apreciado por seu canto melódico, o macho pode se manifestar, na voz de 10 a 16 espécies de aves diferentes..

Imitações perfeitas, traduzidas para sua modesta força vocal. O repertório do gaturamo se torna a cópia fiel da avifauna da região em que vive.

Tamanho: 12 cm de comprimento, pesando 15 g.

Cores: O macho tem as partes superiores azul-metálicas; testa com uma mancha amarela; partes inferiores amarelas. A fêmea apresenta as partes superiores verde-oliváceas e as inferiores amarelo-oliváceas.


Tempo de vida: em média 5 anos na natureza e, de 15 a 20 em cativeiro

Canto: canto é melodioso e baixo.
Comportamento
Pássaro calmo, sociável; é territorialista na época de
acasalamento.




Confinamento 
Sua adaptação se da melhor em viveiros arborizados. É um
pássaro frágil, os cuidados devem ser redobrados quando em cativeiro.
Reprodução
Todos os Gaturamos exigem o máximo de proteção para
reproduzirem e, o fazem com mais facilidade, em pequenos viveiros arborizados.

Gaiolas & Ninhos: gaiolões (voadeiras), o ninho, confeccionado pelo macho e pela fêmea, é redondo, fechado e bem escondido; em cativeiro, se utiliza ma caixa de madeira e se oferece sisal, barba-de-velho, fibra de coco e raíz de capim, para que o casal o faça o próprio ninho.

Postura & Nascimento: de 3 a 5 ovos que são incubados por um período de 15 dias.

Outras informações:
Areia mineralizada; banhos de higiene e de sol