Quero-Quero - VANELLUS CHILENSIS CHARADRIIDAE


Características
O Quero-Quero é uma ave que caracteriza-se pelo colorido geral cinza-claro, com ornatos pretos na cabeça, no peito e na cauda.

A barriga é branca e a asas possuem penas verde-metálicas.


Apresenta um penacho na região posterior da cabeça; o bico, os olhos e as pernas são avermelhados e há presença de um par de esporões ósseos de 1 cm no encontro das asas.

Sua visão e audição aguçadas identificam a presença de predadores a distância, seja de dia ou de noite.

Esta ave não apresenta dimorfismo sexual. É uma ave de pernas longas e finas, quase sempre no chão, mede em torno de 37 cm de altura e pesa menos de 300 g.

OUTROS NOMES: téu-téu, terém-terém e espanta-boiada



Comportamento
É sempre o primeiro a dar o alarme quando algum intruso invade seus domínios. Com isso os grandes roedores como por exemplo as “capivaras”, percebem o agito das aves, e assim elas procuram refúgio na água, uma vez que se sentem ameaçadas também.

É uma ave briguenta que provoca briga com qualquer outra espécie habitante.

O macho é bastante agressivo e ataca qualquer criatura que ofereça perigo, incluindo seres humanos.

Reprodução 
Os ovos são postos durante a primavera em um ninho feito no solo. Os ovos possuem um formato semelhante a um pião, o que permite que eles não rolem do ninho. A casca é pintada com manchas escuras que favorecem a camuflagem em meio à grama alta. .

Os filhotes também são bem camuflados e quase invisíveis quando quietos no chão.

Uma característica interessante é que tanto o macho como a fêmea defendem o ninho igualmente se houver algum tipo de ameassa. Para isso eles usam de táticas  que ajudam a afastar o perigo, como por exemplo fingir estar ferida quando algum intruso se aproxima do ninho.

Outra tática é ir se afastando e levando para longe eventuais agressores.